Imagem capa - Você a 13 passos da festa de debutante PERFEITA! por Photometria
DebutantesEventosDiversos

Você a 13 passos da festa de debutante PERFEITA!

Por: Léo Freitas

Tá na hora de começar a organizar a sua tão esperada festa de 15 anos? E você não faz ideia de como fazer isso?


Relaxa, a gente vai te ajudar, iniciamos hoje uma série de posts com algumas dicas úteis para a organização deste lindo dia.


Começaremos com a organização mais clássica, então vamos ajudar a elaborar um roteiro de festa de 15 anos tradicional.



1. Recepção com os pais


A recepção é o inicio de tudo. Os convidados estão chegando ao salão e podem ser recepcionados um a um pela debutante e seus pais.


Não existe regra, mas normalmente a debutante e seus pais ficam recepcionando os convidados por aproximadamente 1 hora. Na sequência a aniversariante pode entrar e curtir um pouco o salão e conversar com os amigos e familiares por mais ou menos 30 minutos, ou uma hora no máximo. Dai é trocar o vestido para dar inicio ao cerimonial da festa.




2. O Cerimonial

 

O cerimonial é o momento mais especial da festa de 15 anos. A entrada da debutante é o grande momento da festa. Este cerimonial pode ser mais longo ou mais curto, depende muito se a debutante é mais tradicional ou não.


O recomendado é que não se estenda muito, pois os convidados podem ficar entediados com cerimonias mais longas.


3. Entrada da debutante e dos 15 casais


A entrada de uma festa mais tradicional é feita com a debutante descendo a escada do salão, ou aparecendo atras de uma cortina, mas a criatividade não tem limites, que tal chegar em um carro de luxo? Ou de moto?


Existem diversos tipos de entrada, escolher a sua será um trabalho árduo.... #boasorte


Após a entrada, no roteiro tradicional, o príncipe se dirige até a debutante e a conduz a pista de dança, onde será realizada a valsa de 15 anos.




4. A Valsa


Para a valsa, em um roteiro mais tradicional, não tem muitos segredos.


A valsa pode ser dividida em 3 momentos. Em um primeiro momento ela dançada com o príncipe, que é a continuação da cerimônia anterior, em que o príncipe levou a debutante para a pista. Na sequência é a vez do pai da debutante, se quiser pode adicionar uma breve dança com os familiares (tios, primos, padrinhos).


Por último, uma questão opcional, a valsa com os 15 casais, em que os casais entram primeiro na pista de dança, representando cada ano da debutante e dançam junto com a debutante e o príncipe.


O segredo aqui é ser breve...




5. Homenagens


Ainda no cerimonial, podemos incluir algumas homenagens, que podem ser todas referentes à debutante ou também para seus familiares e amigos.


Pode ser feita em forma de texto, vídeo ou alguma ideia mais inusitada. Nesse ponto, puxo a sardinha, converse com seu fotografo antes, quem sabe ele tem uma ideia bem legal para tornar esse momento mais especial.... =)




6. Rituais tradicionais são indispensáveis


Os "ritos" de passagem de uma festa de 15 anos tradicionais são:


- Dança com as 15 damas ou 15 casais


- Dança apagando as velas


- Valsa com o pai


- Troca do sapato


- Troca da boneca


- Anel de debutante


Se você pensa em uma festa tradicional, esses ritos não podem faltar. 





7. Retrospectiva


Ou como nós gostamos de chamar: O momento fofura.... ou da vergonha... rs.


Geralmente as debutantes montam um slideshow com fotos da infância até o momento atual, acompanhada por uma ou mais músicas que fazem parte da sua vida.


Não? Não gosta? Acha vergonha demais para um dia?


Que tal fazer uma retrospectiva em vídeo, como uma entrevista? Converse com o seu fotógrafo, ele vai com certeza te ajudar nessa ideia!


8. Momento do bolo/parabéns


Em toda a sua festa recomendamos que seja cantado o parabéns em um dos dois momento a seguir:


Ou durante a balada e neste caso, não recomendo muito, porque vai quebrar o ritmo da festa, interrompendo quem esta se acabando de dançar na pista.


Por isso, após a retrospectiva, acho que é o momento mais adequado. Assim, logo após o parabéns, enquanto está sendo servido o bolo a pista de dança já esta aberta.




9. Abertura da pista de dança


Em uma festa tradicional, a abertura acontece na segunda entrada da debutante. Só que agora com uma música mais agitada.


Por ser feita de várias formas, as mais tradicionais são: balões, fumaça de gelo seco, sparklers ou queima de fogos (consulte seu buffet antes de organizar, alguns não permitem algumas coisas por questões de segurança).


10. Banda ou DJ


E falando da pista de dança, vamos escolher, banda ou DJ?


O mais tradicional é o DJ tocando um set de músicas, que com certeza você tem que ajudar a escolher, assim não corre o risco de tocar aquela música que você detesta. 


A banda, além de ser uma característica de festas mais modernas é um pouco mais caro. Elas podem tocar durante toda a festa, por 1 hora e depois voltar o DJ até o final da festa ou por quanto tempo estiver no contrato. Mas é legal escolher uma banda com um repertório de músicas grande, assim a diversão fica garantida.




11. Acessórios


Já que falamos da balada, não podemos esquecer dos acessórios.


Distribua plaquinhas divertidas, com frases engraçadas, óculos, máscaras pulseiras que brilham no escuro, as plumas devemos ter cuidado, pois algumas podem manchar as roupas dos convidados e seu vestido.


Não faltam opções, mas o mais importante é ter uma pista animada!


12. Atrações


As atrações podem dar aquele charme a mais na sua festa. Elas podem transformar uma festa "morna" em uma festa PERFEITA.


Variedade não falta para as atrações, tudo depende do seu gosto e bolso.


Atualmente o que tem feito mais sucesso são os caricaturistas, animadores de festa, dançarinos, bartenders a integração das fotos da festa com o instagram e os robôs de led. Mas a criatividade não tem limite, chegando até uma escola de samba.




13. Lembrancinhas


Infelizmente a festa uma hora acaba... =(


Então, seus convidados tem que lembrar durante muito tempo da sua festa e pra isso as lembrancinhas podem ser entregues durante a balada ou no final da festa.


Particularmente, no final da festa fica mais organizado e você consegue ter um controle maior de quem pegou ou não. Então garanta que ninguém saia da sua festa sem a lembrancinha.




E aí ficou com dúvidas? Comente aqui em baixo e assine nossa newslettler para receber os próximos posts desse tema.