Imagem capa - Festa de debutante: Por onde começar a planejar? por Photometria
Debutantes

Festa de debutante: Por onde começar a planejar?


Por: Andressa Alves



Salão, comida, vestido, tema, convidados, músicas. Como organizar e quando começar a planejar a tão sonhada festa de 15 anos? Entre preparativos e escolhas, é importante organizar as ideias, ter em mente o valor disponível e o gosto da aniversariante.


A seguir, vamos apresentar dicas que vão te ajudar nos primeiros passos da organização desse grande evento.

Tempo e Dinheiro


Ainda que no início não possa ter uma ideia de quanto irá custar a festa de debutante, tenha em mente o valor que pretende gastar. Conforme for pesquisando sobre lugares, decoração, vestido e todos os demais detalhes da comemoração, o valor real poderá ser calculado e melhor será adequar o orçamento às ideias.


A festa pode ser planejada em um ou dois anos. A escolha dos serviços contratados é o que demanda maior tempo de pesquisa, por serem os itens de maiores gastos. Mesmo aqueles que apostam em festas “faça você mesmo” tendem a demorar mais tempo entre pesquisas e orçamentos da sua “matéria-prima”.


Buffet, salão de festas, empresas de decoração, fotografia e filmagem, música, boleiro/doceiro, maquiador, cabeleireiro. Procure por indicações de conhecidos, pesquise, marque visita e procure conhecer o trabalho desses profissionais.


E não se esqueça de, ao pedir orçamento, perguntar sobre a forma de contratação. Dê preferência aos profissionais que trabalham com contratos, leia atentamente e tire todas as suas dúvidas antes de fechar o negócio.



Entre família, amigos e conhecidos


Fazer a lista de convidados no início de tudo é primordial! Mesmo não sendo a lista definitiva é ela que irá orientar as pesquisas de serviços a serem contratados. E também será um dos itens principais para se adequar ao orçamento planejado.


A regra é: liste primeiro as pessoas que não podem faltar (as que têm de ser convidados), seguidas das pessoas próximas – como familiares e amigos (aquelas que a aniversariante e a família têm maior afinidade e convivência) – e depois as que puder lembrar. É importante diferenciar esses três grupos (deixe colorido ou em listas separadas). Se o orçamento apertar, será mais fácil de saber onde cortar.



Data e aniversário de 15 anos


O dia da festa é também outro detalhe a ser decidido logo no começo. Não há problema que a comemoração não seja no dia, ou no mês do aniversário. Evite escolher dias de semana e véspera de feriados. Quanto ao horário, depende do estilo escolhido. 


O tema é o que definirá a decoração, a música, a roupa da aniversariante e dos convidados e, em alguns casos, a comida. A imaginação pode e deve ser usada ao extremo.


Para os que fogem do convencional, temas como circo, anime, cultura de outros países e tantas outras opções. Para os tradicionais, a criatividade pode surgir na escolha das paletas de cores, em detalhes da decoração, coreografias ou em momentos especiais de homenagens à aniversariante e seus familiares e amigos.



A personalidade da aniversariante é que deve definir qual tema escolher. E direcionar as escolhas das roupas, de seguir ou não os rituais tradicionais – como a valsa, a troca da boneca, do sapato, os quinze casais, as quinze velas...


Pesquisa, planejamento e orçamento. Por um ou dois anos esse será o ciclo. Organizar uma festa de debutante requer atenção aos detalhes, paciência e tempo. Existe a opção de contratar um assessor para cuidar de todo o planejamento. Nesse caso, vale a pena pesquisar e pedir o máximo de referências que puder; a contratação deve ser feita em um tempo hábil para que o profissional possa realizar um serviço de qualidade.


Venha conversar com a gente, vamos adorar te ajudar!


Preparados para começar a planejar a grande festa de 15? Escreva suas dúvidas nos comentários!