04/05/2018 às 15:00 Pré Wedding Casamentos

7 passos para começar a organizar seu casamento

791
3min de leitura

Por: Andressa AlvesGrandes eventos sempre geram grandes expectativas. E como não ser diferente com a cerimônia que irá marcar o início de uma nova etapa e celebrar a história e o sentimento do casal?Entre expectativas e ansiedades, começar a organizar o casamento pode ser difícil justamente por não saber por onde começar. Pensando nisso, o post de hoje trás os sete primeiros passos para ajudar nesse momento.  Anotem aí!1. DataDefinir a data do casamento logo no início permite planejar o tempo para organizar as decisões, escolhas e ações que deverão ser feitas até o grande dia. Em geral, o planejamento começa a ser feito um ano antes da cerimônia, mas existem casos em que o tempo para os preparativos é menor e precisa de maior atenção com o planejamento e o cumprimento dos prazos.Com a data definida, estabeleça os prazos para pesquisar, escolher e contratar os serviços de salão, buffet, decoração, foto, filmagem, vestido, maquiagem, bolo, doces, lembrancinhas... Faça uma lista dos serviços que irá precisar e a deixe por perto, pois os próximos passos te mostrarão do que mais irá precisar e o que poderá ser alterado.

2. OrçamentoÉ importante que os noivos tenham em mente o valor disponível para gastar com o casamento. Sabendo do orçamento certo, as pesquisas e escolhas de serviços podem ser mais fáceis.Um orçamento mais enxuto não deve ser visto como limitado. Ele exige mais pesquisas e maior criatividade do casal, e pode render uma cerimônia encantadora e uma festa inesquecível e surpreendente.3. Tema/EstiloO tema ou estilo da cerimônia e festa é o que vai nortear quais serviços deverão ser contratados (pega a listinha aí!), o modelo do vestido, o horário da cerimônia, o lugar, o tipo de cardápio e como será servido, a decoração, convites... Enfim, a escolha do tema é o passo fundamental da organização. Pois, além de revelar os detalhes que realmente não pode faltar, é o que vai personalizar a festa e mostrar a identidade dos noivos.4. Lista de ConvidadosComo saber a quantidade de comida e a melhor maneira de servi-la aos convidados? O lugar escolhido comporta todos os amigos e familiares? Será que há mesas e cadeiras suficientes? A bebida vai dar para todo mundo? Vai ter bem-casado (para quem quer inovar vale trocar o doce) e lembrancinhas suficientes?A lista de convidados, mesmo que tenha alterações, deve ser uma das primeiras coisas a ser definida. Pois ela vai definir o “tamanho” da festa e será fundamental para a escolha do lugar e a organização dos serviços contratados.5. Padrinhos e ajudantesA escolha dos padrinhos também deve ser feita logo no início. Isso porque, eles também terão que se organizar e ajudar nos preparativos do casamento. Escolha com carinho, divida as responsabilidades com cuidado e confie sem medo. Os noivos precisam de ajuda e os padrinhos devem estar dispostos e seguros para ajudar.Nessa etapa, alguns podem escolher por contratar um assessor de casamentos. Nesse caso, pesquise e procure indicações. A contratação desse profissional deve ser feita logo no início para que ele possa executar um serviço de qualidade.6. Lua de MelTer definido o lugar e o tempo de duração da lua mel é outro detalhe que deve ser visto no início. Embora não influencie diretamente na festa de casamento, a viagem de lua de mel afeta o orçamento de todo o planejamento.Alguns casais ganham a viagem, outros decidem fazer depois e há aqueles que não abrem mão mesmo que a lua de mel seja curta. De qualquer modo, é preciso lembrar dos custos de passagens, estadia, refeições, passeios...  E esses valores devem estar separados do orçamento destinado à festa.

7. Lugar onde morarMesmo com todas as atenções voltadas ao grande dia, não se pode esquecer do que virá depois da festa. Para onde vão os noivos depois de toda a comemoração e da volta da lua de mel?A casa dos noivos também entra no planejamento! E deve ser a prioridade na elaboração da lista de presentes. Os noivos precisam decidir juntos os itens da casa: o que já têm, o que querem e o que precisam. Pensando nos convidados, é legal deixar a lista pronta e disponível o mais cedo possível – alguns querem dar um presente legal aos noivos e para isso planejam o orçamento.

Quer mais dicas sobre casamentos? Comente as suas dúvidas e fique de olho nas atualizações do blog e nossas redes sociais!

04 Mai 2018

7 passos para começar a organizar seu casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamento data do casamento decoração lista de convidados lista de presentes Lua de Mel organizar casamento padrinhos planejar casamento presentes de casamento serviços de casamento

Quem viu também curtiu

13 de Abr de 2018

5 tendências de festa de 15 anos que vão arrasar em 2018!

30 de Mai de 2019

Pré Wedding na praia do Iporanga e agora?

15 de Dez de 2017

Estilos de Decoração de Casamento

Olá, que bom você estar por aqui, vamos conversar sobre o seu dia especial?
Logo do Whatsapp